A noite do dia 17 de outubro foi muito especial para 20 mulheres de Glória do Goitá. Para muitas, a noite marcou a realização de sonhos em dose dupla – pisar pela primeira vez numa passarela e a concluir o primeiro curso de qualificação profissional em corte, costura e modelagem.
A formatura foi realizada no Museu do Mamulengo, no Centro da cidade. No momento, elas receberam os certificados e desfilaram apresentando suas produções. Trajes cheios de histórias, sentidos e afetos. Nas roupas, elas revelaram seus sonhos de infância. Desejos que, pela situação financeira da época, não puderam ser realizados. Maria Sebastina, de 47 anos, lembra emocionada desse tempo. “Quando eu era criança, tinha um sonho de ter um vestido de cambraia. Esse sonho só será realizado agora”, conta.
Esta e outras histórias foram retratadas em um vídeo lançado durante a programação. Além disso, durante o evento, o modelo e consultor em modas Joseph Alves, falou sobre a valorização da moda vinda das comunidades populares.
Cerca de 40 mulheres que formarão as novas turmas do projeto participaram do evento, programado como aula inaugural do curso. A noite foi finalizada com jantar e música ao vivo, com Thomas Lima.
O projeto de capacitação de mulheres em corte, costura e modelagem é uma iniciativa da Organização da Sociedade Civil Giral Desenvolvimento Humano e Local, financiada pelo Instituto Lojas Renner, com apoio da Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e da Prefeitura de Glória do Goitá. O projeto tem o objetivo de qualificar mulheres e incentivar o empreendedorismo para a geração de renda, realização de sonhos e transformação da realidade.
A Orquestra da ONG Giral celebra 25 anos da Escola Legislativa de Pernambuco
Um evento especial no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), trouxe da cidade de Glória