É um talento nato. Em 2017, ganhou o prêmio de ator revelação mirim, na Mostra de Teatro de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Nasceu para atuar e seu talento foi descoberto a partir da participação no Projeto Criança Esperança do Giral. Local onde fez teatro e atuou pela primeira vez. Quando está no palco, atrai todas as atenções para ele.
É um pequeno menino, mas com grande potencial. Uma inspiração. Derik tem doze anos, está na sétima série do ensino fundamental, numa escola pública, em Glória do Goitá, interior pernambucano. Morador da periferia do município encontrou no Giral, uma oportunidade para mostrar seu talento e comentou – “meu sonho é ser ator profissional, mudar de vida e ajudar meus pais. Quero aprender mais sobre teatro”.
Ele é muito inquieto e extrovertido. Dança, canta, rodopia. Vive o teatro o dia inteiro, fazendo da vida, a arte. Gosta de estudar, ter ideias e criar coisas novas. A maioria ligada, a interpretação.
A partir participação no projeto, várias mudanças e descobertas aconteceram na vida de Derik. Segundo sua mãe, ele se tornou mais responsável, mais criativo e motivado a lutar pelos sonhos. “Ele ficou mais interessado pelos estudos. Foi no Giral que descobrimos a atuação, com esse talento tão brilhante dele”, essa é a afirmação de sua mãe. Mas, mesmo com toda a parcialidade sentimental de uma genitora, esta revelação é bem revelada quando ele estar no palco. Concordamos.
Apesar de todo talento que serve de inspiração para várias outras crianças na escola e no município, seus pais enfrentam grandes dificuldades financeiras para garantir alimentação, educação e o mínimo de conforto para Derik e seu irmão menor. O desemprego na região, tem afetado não só a família de Derik, como muitas outras que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social.