Desde os sertões de Pernambuco, passando pelo São Francisco e desaguando no litoral, Aruana segue sua jornada até encontrar seu grande amor ao som do frevo Vassourinhas. Esse é o percurso traçado pela protagonista do espetáculo “Aruana – Uma Vida em Canção”, que integra a turnê “Nossos Sonhos Movem o Mundo”. Após estrear em agosto, em Glória do Goitá, Aruana chegou neste fim de semana ao Sítio Histórico de Olinda, encantando a plateia da XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (FLIPORTO).
O evento, que celebra literatura, cultura, arte e lazer, homenageou este ano o escritor Raimundo Carrero e o músico Chico Science. O Mercado Eufrásio Barbosa, palco da 13ª edição, recebeu o espetáculo com entusiasmo. Junto à Orquestra Meninas e Meninos da Alegria, a apresentação encantou os presentes ao revisitar clássicos da música pernambucana.
Isabelly Maria, de 16 anos, intérprete de Aruana, estava deslumbrada com a experiência. “Eu estou muito feliz porque nunca imaginei que estaria aqui, nesse lugar, com essas pessoas”, comentou a jovem atriz, que expressou desejo de “morar” no Mercado Eufrásio Barbosa.
A emoção de Isabelly ecoou no público. “Músicas que estão no nosso DNA como pernambucanos. A gente adora isso!”, declarou Marisa Pontes, que, junto à irmã Marinalva, cantou e aplaudiu durante toda a apresentação. Elas ainda destacaram o papel do projeto na formação cultural das crianças e adolescentes envolvidos. “Todo o projeto está de parabéns, principalmente a essas crianças. A música tem sido um caminho, né? Isso abre o mundo pra eles”.
Já José Vicente, de Paulista, acompanhou tudo com entusiasmo. “Estou maravilhado com essa orquestra, vinda de Glória do Goitá, uma cidade pequena em população, mas enorme em cultura!”, disse ele, que gravava com o celular, trechos da apresentação ao lado da esposa. “Essa música é boa para o corpo, para a alma e para o espírito. Quem aprecia boa música dormirá tranquilo o mês todo!”, completou.
O musical “Aruana – Uma Vida em Canção” faz uma verdadeira viagem cultural por Pernambuco, acompanhando sua protagonista com um repertório que celebra a música popular do estado. Sendo apresentado pela Orquestra “Meninas e Meninos da Alegria”, composta por crianças e adolescentes, filhas de agricultores e costureiras. Uma iniciativa do Projeto Meninas e Meninos da Alegria em Movimento, realizada pela Giral que conta com o patrocínio da BB Seguros.