Curso de Engajamento Digital conecta idosos ao mundo virtual

A ideia de que a tecnologia é algo distante para as pessoas idosas vem sendo desconstruída a partir das ações e projetos com a pessoa idosa, na Giral. O curso de Engajamento Digital, oferecido através da nossa Escola de Tecnologia, mostra que não há idade para aprender e se adaptar ao mundo digital. Focado em apresentar as ferramentas e práticas cotidianas das redes sociais, o curso tem introduzido os participantes no universo das redes sociais, capacitando-os para criar, interagir e compartilhar seus momentos.

Na última aula, por exemplo, os alunos aprenderam a usar as funcionalidades do instagram. “Essa semana aprendemos a mandar mensagem, colocar e tirar fotos. Então, isso é ótimo para a gente”, diz Ana Maria, uma das participantes da oficina. Esses passos, simples para os mais jovens, são conquistas significativas para quem cresceu em um tempo onde chamadas de vídeo eram coisas de ficção científica.

As oficinas de Engajamento Digital vão além do uso das redes sociais. Elas têm sido ferramentas de inclusão, ampliando o contato dos idosos com a família, amigos e o mundo. Ana Maria relata também como o contato com outras das participantes têm ensinado para além da informática em si. “Aprendi também a lidar com as diferenças das pessoas e também continuo fazendo várias amizades”, afirma.

O curso é um exemplo de como a tecnologia pode ser adaptada para todas as idades, promovendo o acesso à informação, o desenvolvimento pessoal e novas formas de lazer. Segundo Manuela Emielia, uma das educadoras do Projeto, o objetivo é que os participantes possam não só aprender as técnicas, mas se sintam cada vez mais confiantes em explorar o potencial das redes sociais e ferramentas digitais, como uma forma de manter-se conectados e ativos.

Proporcionando autonomia para esses sujeitos, a internet deixou de ser um território desconhecido e passou a ser um novo espaço de interação e diversão. Essa iniciativa reforça o papel transformador da educação digital, derrubando barreiras e aproximando gerações. O projeto é financiado pelo Google, NTT DATA Brasil, Fábrica Carioca de Catalisadores e Movecta.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: