Um encontro de gerações para celebrar um 2024 marcado por transformação de vida. Assim aconteceu com a culminância de dois projetos pioneiros da Giral esse ano: O Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem. A solenidade aconteceu no último dia 11, reunindo 140 idosos, cheios de novas experiências para contar às famílias.
Para os aposentados, José Antônio Pereira, 67 anos e Olívia Martins Pereira, 68, o Projeto Vida Feliz mexeu com a rotina do casal. Antes, viviam sem ter o que fazer em casa. Hoje, ambos se divertem participando das oficinas de artesanato, pintura, caminhadas ao ar livre, hidroginástica e passeios de intercâmbios promovidos pela Giral. “Além de ter aprendido um bocado de coisas, a gente é muito feliz”, destaca dona Olívia.
A história de superação da viúva Alzira Andrelina da Silva, de 69 anos, é mais um exemplo do Projeto Sonhos Não Envelhecem. O marido dela morreu há cinco meses e, apesar de ter nove filhos, a ex-agricultora. “A melhor coisa que fiz foi entrar na Giral e daqui não saio nunca mais”, reconhece, enquanto aguardava receber seu certificado.
Os alunos do Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem estão na faixa etária de 55 a 84 anos. Antes, enfrentavam desafios como solidão, depressão e tempo ocioso. Durante o curso, superaram barreiras e desafios, descobrindo novas habilidades como corte e costura, leitura criativa, alfabetização, letramento digital, danças culturais e até relembraram brincadeiras da infância.
“Essa jornada transformadora permitiu que os participantes superassem limitações e encontrassem propósito. Muitos relataram melhorias significativas em sua autoestima, protagonismo, saúde mental e qualidade de vida na longevidade”, disse Robervânia Costa, coordenadora de ambos os projetos.
O Projeto Vida Feliz tem patrocínio do BB Seguros, BTG Pactual e Perfect Automotive. Já o Projeto Sonhos Não Envelhecem tem o patrocínio da Volkswagen Financial Services, AstraZeneca, Instituto Ultra, Alura, Movecta e Cia Müller.