Crianças premiadas por Artes

Beleza, individualidade, expressividade – integrados ao respeito à diversidade e a valorização da autonomia. São sensações presenciadas no evento de premiação da 1ª edição do Concurso de Artes – Retratos da Infância – realizado pela Giral, sob curadoria do artista plástico e educador da organização, Wemison Araújo. A competição certificou e premiou crianças de artes, do Projeto Vivências Inclusivas, por suas expressões sobre a visão da infância.

“Têm pessoas que não tem a oportunidade de brincar, por isso eu desenhei crianças brincando. Mas, nem todas as infâncias são iguais”, afirma o vencedor na categoria superação, Pietro Fernandes, de 10 anos. Esse é um dos depoimentos, entre vários, que escutamos das crianças. Kauan Henrique, de 12 anos, venceu a categoria criatividade e comenta que o concurso o estimulou. “Eu me sinto muito à vontade quando estou desenhando e o concurso me ajudou nisso”, socializa.

As falas das crianças reafirmam a importância das artes no estímulo ao desenvolvimento das crianças. Para Wemison, o concurso surge como uma alternativa pedagógica interna da atividade de artes, para estimular a criatividade, às práticas do desenho e às reflexões de temas ligados a infância. “As crianças ampliaram o aprendizado em todos os sentidos e a premiação gerou um reconhecimento coletivo e individual, trazendo motivação e auxiliando na integração”, comenta. Esta percepção é reforçada por uma das vencedoras da competição, Gabrielle Matias, de 13 anos. “O concurso de permitiu que eu melhorasse os meus desenhos. Meu desenho retrata uma garota que está lembrando de tudo que viveu na infância”, finaliza.

O projeto é uma iniciativa financiada pela Nubank.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: