Crianças e adolescentes da Giral estão vivenciando hoje (17), uma experiência inédita: expor e produzir pinturas em telas no Museu do Estado de Pernambuco. Os artistas mirins são do Grupo Paleta Coletiva, das oficinas de artes plásticas, do Projeto Educação Integral.
Essa é a primeira vez que as crianças e adolescentes vão conhecer o museu. Os quadros pintados ao ar livre ficarão expostos até este domingo, dia 19. A exposição conta ainda com mais 13 telas de autoria dos alunos durante a oficina de artes plásticas, inspiradas em paisagens e pessoas que eles convivem diariamente da zona rural de Glória do Goitá.
As crianças e adolescentes vão conhecer o acervo formado por várias coleções de artes de artistas pernambucanos, a exemplo de José Maria, Magdalena Arraes, Lívio Xavier, Ricardo Brennand, da exposição permanente do Liceu de Artes e Ofícios, fundado em 1836 e que conta com 127 peças mobiliarias do século XIX, entre elas, quadros originais dos Imperadores Pedro I e D. Pedro II e as Imperatrizes D. Leopoldina e D. Teresa Cristina.
Quem visitar o Museu do Estado poderá acompanhá-los na criação coletiva dos futuros artistas plásticos. O grupo é coordenado pelo artista plástico Wemison Araújo. O objetivo é incentivar os alunos a conviverem com a linguagem das artes e cultura, sempre motivando novos talentos.
A iniciativa da Giral tem o apoio do Programa Amigo de Valor e do Banco Santander.