A orquestra Meninas e Meninas da Alegria, da Giral, comemorou um ano de formação. O local escolhido para a celebração foi a Escola Municipal 19 de Abril, em Camaragibe. Para marcar esse momento especial, os maestros Leonardo Oliveira e Jonatas Araújo escolheram as músicas Asa Branca e Aquarela, que deixaram a comunidade escolar num completo silêncio para prestigiar os jovens músicos.
“Estou muito feliz. No começo, chegaram sem nenhum ou pouco conhecimento de como é uma orquestra. Dois meses depois, já estavam se apresentando pela primeira. Isso foi incrível”, relembra o maestro Leonardo.
Outro que não escondia a alegria e o brilho nos olhos foi o maestro Jonatas Araújo. “A gente vai além da música, porque viemos da mesma realidade de todos eles. Somos do mesmo meio social e esse olhar que temos ajuda a prepará-los para a vida”, ressaltou. Os dois maestros escolheram a interação com os alunos e seus pais, como uma forma de popularizar a música clássica. Fizeram demonstrações de cada instrumento e ainda escolheram duas crianças da escola para regeram uma das canções do repertório.
“Um ano é muito pouco para tamanho crescimento. Todos os dias eles se superaram”, reconhece a assistente social da Giral, Elizângela Luz, que aliás, presencia na própria casa o exemplo dessa dedicação com a filha Évelin Teixeira, de 13 anos, que toca clarinete na orquestra.
“Todos os alunos do Projeto Meninas e Meninos da Alegria levam para casa seus instrumentos musicais. É uma forma de se familiarizarem cada vez mais com o sentimento coletivo da orquestra”, desataca a coordenadora do projeto, Cleonice Arruda.
Ela conta que durante a viagem para Camaragibe, passou um “filme na cabeça”, relembrando a trajetória e os desafios superados dos alunos. “É uma realização plena deles e da nossa equipe. Ainda temos muito a percorrer, mas tivemos um começo que tem sido muito feliz”, arrematou. A diretora da Escola 19 de Abril, Vandisa Quadros fez questão de pedir à comunidade escolar para cantar os parabéns aos jovens da Giral. “Eu já tinha assistido a uma apresentação da orquestra e percebo o quanto eles estão se superando”, ressaltou no final das comemorações. A orquestra é formada por crianças e adolescentes do Projeto Meninas e Meninos da Alegria, realizado pela Giral, com patrocínio da BB Seguros e da FCC.