Crianças comemoram um ano da Orquestra Meninas e Meninos da Alegria

A orquestra Meninas e Meninas da Alegria, da Giral, comemorou um ano de formação. O local escolhido para a celebração foi a Escola Municipal 19 de Abril, em Camaragibe. Para marcar esse momento especial, os maestros Leonardo Oliveira e Jonatas Araújo escolheram as músicas Asa Branca e Aquarela, que deixaram a comunidade escolar num completo silêncio para prestigiar os jovens músicos.

“Estou muito feliz. No começo, chegaram sem nenhum ou pouco conhecimento de como é uma orquestra. Dois meses depois, já estavam se apresentando pela primeira. Isso foi incrível”, relembra o maestro Leonardo.

Outro que não escondia a alegria e o brilho nos olhos foi o maestro Jonatas Araújo. “A gente vai além da música, porque viemos da mesma realidade de todos eles. Somos do mesmo meio social e esse olhar que temos ajuda a prepará-los para a vida”, ressaltou. Os dois maestros escolheram a interação com os alunos e seus pais, como uma forma de popularizar a música clássica. Fizeram demonstrações de cada instrumento e ainda escolheram duas crianças da escola para regeram uma das canções do repertório.

“Um ano é muito pouco para tamanho crescimento. Todos os dias eles se superaram”, reconhece a assistente social da Giral, Elizângela Luz, que aliás, presencia na própria casa o exemplo dessa dedicação com a filha Évelin Teixeira, de 13 anos, que toca clarinete na orquestra.

“Todos os alunos do Projeto Meninas e Meninos da Alegria levam para casa seus instrumentos musicais. É uma forma de se familiarizarem cada vez mais com o sentimento coletivo da orquestra”, desataca a coordenadora do projeto, Cleonice Arruda.
Ela conta que durante a viagem para Camaragibe, passou um “filme na cabeça”, relembrando a trajetória e os desafios superados dos alunos. “É uma realização plena deles e da nossa equipe. Ainda temos muito a percorrer, mas tivemos um começo que tem sido muito feliz”, arrematou. A diretora da Escola 19 de Abril, Vandisa Quadros fez questão de pedir à comunidade escolar para cantar os parabéns aos jovens da Giral. “Eu já tinha assistido a uma apresentação da orquestra e percebo o quanto eles estão se superando”, ressaltou no final das comemorações. A orquestra é formada por crianças e adolescentes do Projeto Meninas e Meninos da Alegria, realizado pela Giral, com patrocínio da BB Seguros e da FCC.

O que está buscando?

Search

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: