O Projeto Educação Sustentável: criança e cidadania apresenta os primeiros resultados. As crianças e adolescentes das escolas públicas, envolvidas pela iniciativa já estão colhendo e consumindo os primeiros produtos das hortas escolares, cultivadas pelos próprios estudantes, com orientação de técnicos da Giral.
Nas hortas, é possível ver alfaces, tomates, cebolinhas, beterrabas, acelgas, coentros, quiabos, vargens e outros produtos que diversificam a alimentação escolar. Além disso, nos espaços são cultivados milhos, quiabos, jerimum, árvores frutíferas e ervas medicinais, para produção de fitoterápicos. Todos de forma agroecológica.
O projeto iniciou em fevereiro. Envolve onze escolas, 1400 estudantes e 40 professores. Além da implantação das hortas, os educadores realizam oficinas na área de meio ambiente e clima; direito; cidadania e alimentação saudável. A iniciativa tem o objetivo de capacitar crianças e adolescentes, incentivando-os ao cultivo e consumo de alimentação saudável, através da ampliação de conhecimentos e vivências sustentáveis com a implantação de hortas e pomares em escolas, oportunizando a diversificação e a ampliação das possibilidades de melhoria da dieta alimentar das crianças.
Para a coordenadora do Projeto, Nayara Souza, as ações têm superado as expectativas dos planejamentos. “O projeto ampliou os conhecimentos dos envolvidos sobre alimentação saudável, direitos, educação ambiental e questões climáticas. Implantou hortas que servem como laboratórios vivos para aulas, proporcionando aulas práticas e momentos formativos com alegria, incentivando o aprender afetuoso com educação de qualidade”, comenta Nayara.