No momento, será inaugurada uma biblioteca itinerante. O equipamento educacional percorrerá comunidades de difícil acesso, levando livros, artes e literatura para crianças rurais do município.
O evento de premiação de professores e estudantes, vencedores da 2ª edição do concurso artístico literário Professora Graça Beltrão será realizado no próximo dia 14, a partir das 8h30, na sede da Giral, em Glória do Goitá. Para participar, os candidatos produziram textos sobre a temática da desigualdade educacional, que foram avaliados por um corpo técnico de jurados, formado por profissionais da área. Professores e estudantes de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo concorrem às premiações. Os primeiros colocados, de cada categoria, receberão smartphones.
No momento da cerimônia, será realizada a inauguração de uma biblioteca itinerante que percorrerá comunidades de difícil acesso, levando livros, artes e literatura para crianças rurais do município. O evento marca o dia dos professores, com o objetivo de contribuir com o incentivo à leitura, à produção de conhecimento e a valorização de estudantes e professores da rede pública de ensino. “Recebemos inscrições de sete municípios e queremos ampliar a participação. Nosso objetivo é incentivar práticas educativas que promovam o desenvolvimento e deem oportunidades para que professores e estudantes possam acreditar que são capazes de produzir conhecimentos”, comenta o presidente da Giral, Leonildo Moura.
Crianças e adolescentes beneficiados pela Giral participaram do concurso numa categoria especial – produziram desenhos e vídeos sobre desigualdade educacional e também concorrem a prêmios.
O evento será apresentado por dois educadores que irão ser conduzidos pela biblioteca itinerante, viajando pelo mundo da leitura.
- Leleco é um menino livro que ama ler e contar histórias mirabolantes. Criativo, curioso, alegre e muito divertido ele mora numa biblioteca itinerante. Os livros são seus companheiros e amuletos da sorte, que constroem seu mundo artístico literário.
- Lilica é uma bonequinha de cachinhos alaranjados – descoberta por Leleco nas histórias dos livros. Alegre e meiga ele se diverti e aprende muito com as viagens e leituras da biblioteca itinerante.