O desafio foi lançado e o sonho virou realidade. A realização do 1º Circuito Giral Tech: Inovação com Impacto Social reuniu adolescentes, jovens e adultos aficionados por tecnologia e em busca de conhecimento para impulsionarem a carreira profissional.
O evento aconteceu nos últimos dias 16 e 17 de julho, nos auditórios e salas da Giral em Glória do Goitá. A abertura aconteceu com o tema “Promoção do Acesso à Educação e Tecnologia”, abordado pela coordenadora do projeto de Educação e Tecnologia da Giral, Josiane Araújo.
O delegado Eronides Meneses, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos do Estado e Gustavo Barreto, Assistente de Projetos da SaferNet Brasil, ambos especializados em cibersegurança, apresentaram dicas importantes de como as pessoas podem se proteger de golpes e invasões de hackers nas redes sociais ou em contas bancárias.
“Saio desse evento completamente encantado com a estrutura da Giral e o trabalho social que realiza”, disse Kenys Bonatti, secretário executivo da SCTI (Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco). Ele falou sobre o Acesso à Educação Tecnológica, mostrando como o governo do estado incentiva à formação de mão-de-obra qualificada para ocupar cargos que estão abertos no mercado de TI.
A diretora-adjunta da Softex Pernambuco – que integra o ecossistema do Porto Digital – Virgínia Sgotti fez questão de participar do evento da Giral para debater as Oportunidades de Trabalho em TI. Ela dividiu o painel com Cláudio Alcoforado, presidente da Sucesu, entidade de associativismo de empresas e profissionais de TI, fundada há 53 anos em Pernambuco.
Para quem pensava que o mercado de TI foi feito somente para os homens, descobriu no Giral Tech que as mulheres estão ocupando cargos de liderança na área e conquistando espaço importantes. Foi o que trouxe ao debate Amanda Raqueline, representante da empresa NTT DATA, uma das maiores empresas de soluções e tecnologia do país.
O evento terminou com a apresentação do Analista de Negócios da VOXAR LABS – hospedada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – João Marcos que falou sobre o tema Transformando Experiências Empresariais com Realidade Virtual Aumentada: O Papel da Visão Computacional na Inovação Tecnológica.
O Giral Tech também proporcionou durante as tardes oficinas básicas de Óculos 3D e Realidade Virtual; Educação Midiática e Inteligência Artificial; Impressão 3D; Programação de Jogos e Desenvolvimento de Banco de Dados MySQL
O 1º Circuito Giral Tech foi possível pelo incentivo e patrocínio do Google, da NTTDATA, Fábrica Carioca de Catalisadores e Movecta.