Biblioteca Itinerante realiza culminância com exposição artística

A culminância do Projeto Biblioteca Itinerante – Na Trilha da Leitura, realizada na última terça (3), na sede da Giral, marcou um momento histórico na promoção da leitura e da educação. Durante o ano, a iniciativa envolveu 1.322 crianças e adolescentes, de seis municípios e 16 comunidades, beneficiando principalmente a área rural.

O projeto teve um impacto significativo na vida das crianças e adolescentes, que tiveram acesso a obras literárias, participando de atividades lúdicas e interativas. É o caso da estudante Maria Luiza, de 11 anos, aluna da Escola Municipal 19 de Abril, que fica em Aldeia, na cidade de Camaragibe. “A Giral me inspirou a pegar um livro para ler, coisa que geralmente, as crianças não têm essa iniciativa”, revela.

Para as vivências, os arte-educadores, Eduardo Batista e Jennifer Amorim, levaram na bagagem, muitos livros, ideias criativas, temáticas sociais e o trabalho apaixonado. Sendo assim, a Biblioteca Itinerante não apenas despertou o interesse pela leitura, mas também fomentou a criatividade, a curiosidade e a reflexão crítica entre os participantes.

A solenidade contou com exposição dos trabalhos de desenhos, charges, brinquedos lúdicos, redações e artesanatos produzidos pelos alunos. “Trabalhamos temas importantes como a questão da exploração sexual contra crianças e adolescentes, alimentação saudável, trabalho infantil, gênero e diversidade sob a perspectiva de reflexão sobre esses problemas”, destacou o coordenador da Biblioteca Itinerante, Eduardo Batista.

A cerimônia de culminância contou com a presença do fundador da ONG Giral, Everaldo Costa, que em sua fala defendeu, veementemente, a educação como ferramenta de transformação de vidas. “Aqui não tem hierarquia. Somos todos iguais. Todos nós somos educadores. Paulo Freire nos ensina todos os dias que não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”.

O legado do Projeto Biblioteca Itinerante transcende a simples distribuição de livros; representa uma semente plantada na mente das futuras gerações, inspirando-as a sonhar, aprender e crescer. O projeto da Giral conta com o apoio do Programa Criança Esperança, uma iniciativa da TV Globo em parceria com a Unesco.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: