Leituras, artes e brincadeiras para aprender brincando. É dessa forma que a tecnologia social da biblioteca itinerante da Giral, incentiva à leitura nas comunidades. Este ano, 1460 crianças, de 14 comunidades, em cinco municípios pernambucanos foram contemplados com o projeto (Glória do Goitá, Vitória de Santo Antão, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca) e receberam livros, kits lanches e pedagógicos.
Nas vivências, os participantes leem e contam histórias, produzem textos e participam de brincadeiras. A programação é animada por músicas e palavras cantadas voltadas ao público infantil. Para a psicopedagoga da Giral, Robervânia Costa, é importante a valorização do aprender brincando. “As crianças aprendem quando estão felizes e são incentivadas. Nossa prática é promover o aprendizado e o incentivo à leitura de forma lúdica, artística e descontraída”, afirma.
Além dos livros, a tecnologia conta com tapetes mágicos, apalavrados, onde as crianças sentam e realizam leituras. A biblioteca itinerante é uma carroça, que foi adaptada e transformada numa biblioteca móvel, para transportar livros e artes para comunidades e escolas de difícil acesso, onde não há bibliotecas. Com ela, uma caravana de arte-educadores se desloca para realizar leituras dramatizadas e brincadeiras com crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas. O projeto é uma iniciativa da Giral, com apoio do Criança Esperança, Soluções Usiminas e Usiminas.
Giral encerra 2024 com avaliação coletiva e celebração de conquistas
Na última segunda-feira (16), no auditório Lúcia Maria de Moura, as equipes da Giral se reuniram para um