Auditório lotado, majoritariamente feminino, olhares curiosos e cheios de expectativas. Foi assim que aconteceu, nesta terça, 23, na sede da Giral em Glória do Goitá, a aula inaugural da Escola de Moda – Corte, Costura e Modelagem. Um dia que marca o início de uma jornada de aprendizados que podem transformar vidas, através da moda e do empreendedorismo.
O objetivo é capacitar as participantes não apenas tecnicamente, mas também para que possam desenvolver suas próprias marcas e negócios. Com duração de três meses, o curso vai além do básico de corte e costura, oferecendo uma qualificação abrangente no segmento da moda. O costureiro e professor da Escola, Jonne Cleibson, animado sob o olhar atento das novas alunas e alunos, comentou sobre o momento. “Hoje, recebemos aqui cerca de 70 mulheres que dão início a mais um momento de formação. Muitas já sabem costurar e exercem a profissão no seu dia a dia, mas ainda falta um toque para agregar valor ao seu trabalho”, diz o costureiro.
Assim como Jonne, Franci Silva faz parte do projeto. Costureira formada pela Giral, agora integra a equipe como monitora. “Quando cheguei aqui, não sabia nem o que era um Overlock. Aprendi aqui na Giral, participei de cursos básicos e avançados, e também de empreendedorismo. Hoje, estou aqui para receber todos com o mesmo entusiasmo”, disse a costureira recepcionando as novas alunas.
Sobre o público do curso, a coordenadora Luciene Moura trouxe um perfil socioeconômico que corrobora como umas das questões centrais da missão da Giral: a transformação social. “Algumas participantes já têm uma bagagem, enquanto outras vêm por curiosidade ou necessidade de aprendizado. É gratificante ver o impacto que esse projeto tem na vida das mulheres e suas famílias.”
O entusiasmo estava visível nos olhos dos novos alunos. Maria das Dores, 49 anos, comentou: “Meu plano é aprender mais e empreender. Já sei costurar um pouco, mas ainda tenho dificuldades na área de corte de tecido. Estou aqui para ampliar e melhorar minhas habilidades.” Felipe Marinho, 19 anos, também compartilhou suas expectativas: “Resolvi fazer esse curso para ter mais conhecimento na área de costura. Minha expectativa é adquirir o conhecimento necessário e, no futuro, montar um ateliê.” Animado para o início do curso, o jovem que já participou de outros projetos da Giral quando criança, se disse admirado com a dimensão dos projetos e ações da Giral.
Nossa Escola de Moda promete não apenas ensinar técnicas, mas também inspirar e capacitar nossos alunos para que possam transformar suas vidas e comunidades através da moda. Com dedicação, apoio e recursos adequados, o futuro desses novos talentos da moda é brilhante, cheio de oportunidades para crescimento e realização. Em cada ponto, corte e linha, a Giral continua a costurar sonhos e construir um tecido social mais forte e significativo.
A iniciativa realizada pela Giral, conta com a parceria do Ministério das Mulheres – Termo de Fomento 951007/2023.