Nossa Orquestra se encontra com a Agroecologia na UFRPE

A Orquestra Meninas e Meninos da Alegria da Giral apresentou-se na abertura do 2º Congresso Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. O evento aconteceu no último dia 11, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Durante três dias, o Congresso reuniu mais de 700 pessoas, entre acadêmicos, estudantes, representantes de movimentos sociais do campo e da cidade, além de povos indígenas. “É a primeira vez que vejo a orquestra. É fantástica. Muita linda a apresentação dessas crianças e adolescentes”, reagiu a professora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UFRPE, Ana Maria Dubeux.

Para o professor no Campus da Universidade da Bahia (Uneb) em Juazeiro, Alexandre Lopo, a experiência da ONG Giral com a música clássica demonstra que a arte não tem fronteiras: “Foi tudo lindíssimo. O trabalho realizado com essas crianças mostra que todos nós somos capazes de desenvolver talentos”, ressaltou.

Ao longo de sua 1ª turnê, a Orquestra de Câmara da Giral realizou 12 apresentações em diversas cidades pernambucanas, levando música clássica e popular para mais de 5.000 pessoas. Essa iniciativa cultural promoveu a inclusão e o acesso à arte, fortalecendo a cena musical de Pernambuco.

O encerramento da turnê – que recebeu o título de Aruana: Uma Vida em Canção – aconteceu nesta sexta-feira (13), no Museu do Estado de Pernambuco. Antes do espetáculo, as crianças e adolescentes foram convidados a conhecerem as obras expostas no museu e ter acesso à história de formação do povo pernambucano.

O projeto Meninas e Meninos da Alegria é mantido há mais de dois anos pela Giral, com o patrocínio do BB Seguros.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: