Na última quarta-feira (04), o projeto Educação Integral de Crianças e Adolescentes finalizou suas atividades de 2024 em uma culminância marcada por emoção e reconhecimento. Realizado na sede da Giral, o evento reuniu beneficiários, familiares e a comunidade local, evidenciando o papel transformador da iniciativa que atendeu 120 crianças e adolescentes ao longo do ano.
Com oficinas de teatro, dança, artes visuais e incentivo à leitura, o projeto promove uma educação integral que vai além do aprendizado técnico, tocando também aspectos emocionais e sociais. Durante o evento, as apresentações de teatro e dança, somados à exposição dos trabalhos do grupo Paleta Coletiva emocionaram os participantes. Uma pequena mostra do talento e dedicação dos estudantes.
O seminário de culminância foi também uma oportunidade de ouvir relatos sobre o impacto do projeto na vida das crianças e suas famílias. Doralice Taisa, mãe da aluna Jamily, destacou como a participação no projeto tem ajudado sua filha nas questões relacionadas ao seu diagnóstico de autismo. Graças às oficinas, a adolescente apresentou progressos significativos em sua socialização e no campo da leitura e da escrita. “Eu só tenho gratidão a toda a equipe. Muito obrigado pela oportunidade que deram à minha filha”, declarou Doralice ao lado de Jamily, visivelmente emocionada no palco.
Outro relato tocante veio de Priscila Ferreira, mãe de duas alunas. “Minha filha mais nova encontrou no projeto um espaço para fazer novas amizades e expressar sua criatividade. Já minha outra filha, que tem síndrome de Kleefstra, encontrou na dança e no teatro um caminho para melhorar sua socialização. Isso é muito gratificante”, afirmou Priscila.
Estes e outros resultados do projeto em 2024 reafirmam seu papel transformador. Além de avanços na socialização e inclusão, como observado com alunas como Jamily e Lavínia, os participantes ganharam visibilidade com iniciativas como a exposição do Paleta Coletiva, que percorreu universidades e museus da capital. Wemison Araújo, educador de artes, compartilhou sua experiência ao longo do ano, evocando a metáfora do pescador para ilustrar o trabalho contínuo da busca por talentos nas oficinas. “Jogamos nas redes todos os dias com a esperança de pescar algo. E o que encontramos aqui são grandes talentos”, disse o educador que foi surpreendido com uma homenagem preparada por sua turma: retratos feitos pelos alunos, simbolizando o impacto do educador em suas vidas.
Para a coordenadora Andriele Cândido, o evento foi uma oportunidade de aproximar as famílias do processo de aprendizado. “Por mais que as famílias estivessem presentes ao longo do ano, hoje elas puderam ver mais nitidamente o que as crianças construíram aqui. Foi um momento para as crianças se exporem e mostrarem aos pais o que aprenderam”, explicou Andriele, ressaltando o valor da celebração para consolidar o aprendizado e fortalecer os laços entre a Giral e a comunidade.
Além das apresentações artísticas, o evento foi marcado pelas premiações da Edição do Prêmio Literário Infantil – Isso é uma Gracinha 2024, que celebra o talento e a criatividade das crianças, promovendo o incentivo à leitura e à educação. E ainda, por momentos de interação entre educadores e familiares, reafirmando o elo entre educação e comunidade. A culminância não apenas celebrou conquistas, mas também trouxe à tona a importância de projetos como o Educação Integral na construção de um futuro mais inclusivo e criativo.
Com as atividades de 2024 encerradas, a equipe e os participantes se despedem e aguardam ansiosos pelo próximo ano. Levando consigo o aprendizado de que, com oportunidades e dedicação, realidades podem ser transformadas. O Projeto Educação Integral de Crianças e Adolescentes é uma iniciativa da Giral e conta com o apoio do Programa Amigo de Valor, do Banco Santander.