Escuta de crianças revela aprendizagens

2021 foi um ano desafiador para o programa de desenvolvimento integral da Giral, mas gerou muitos aprendizados. É o que revela os indicadores de resultados da formação, colhidos a partir da escuta de 86 crianças e adolescentes que participaram do curso – 77% são negros, 46% sofreram discriminação, 64% são meninas e 47% tem entre 7 e 11 anos. Entre eles 83% sentem muita vontade de continuar no programa. Os participantes avaliaram indicadores de alimentação, autoestima, comunicação e literatura.
Durante o ano, elas foram acompanhadas por uma nutricionista e para a participação nas formações, recebiam duas alimentações diárias. Além disso, suas famílias receberam, mensalmente, cestas de alimentação. A partir dessas experiências, 48% afirmam que melhoraram a qualidade da alimentação e 78% dizem que a alimentação na Giral, ajudou a melhorar a dieta.
Nas formações, as crianças e adolescentes vivenciaram discussões sobre identidade, autocuidado, direitos, gênero, raça, etnia, diversidade e valores. Ações que resultam em: 89% dos participantes se sentem mais seguros para realizar seus planos e 91% passaram a conhecer melhor seus valores pessoais e sociais.
Na área da comunicação, 88% melhoraram a comunicação e 76% melhorou a interação familiar. Durante o ano as crianças e adolescentes foram incentivadas à literatura e os resultados dessa ação são motivadores – 81% se senti mais motivado à leitura, 96% leram até cinco livros e 71% afirmam que o hábito da leitura contribuiu com a melhoria dos resultados escolares.
As informações serão analisadas para a produção de conhecimento e contribuirão para a elaboração do planejamento do programa para 2022.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: