Workshop da Escola de Moda da Giral inicia curso de corte e costura em Feira Nova
Feira Nova recebeu o primeiro workshop da Escola de Moda da Giral, marcando o início do curso de corte e costura no município. A iniciativa, realizada em parceria com a gestão municipal, reuniu cerca de 70 mulheres, todas entusiasmadas com a oportunidade de aprender uma nova habilidade e ampliar suas possibilidades de geração de renda e empreendedorismo. Jonne Cleibson, costureiro e educador da Escola de Moda, celebrou o sucesso do evento. Ele destacou a interação das participantes e a importância de introduzir o curso na cidade: “A expectativa foi incrível e as etapas do workshop foram muito bem aceitas. Muitas alunas, que nunca tinham tido contato com uma máquina de costura, já estão ansiosas para desenvolver suas habilidades. Isso traz uma perspectiva de geração de emprego e renda, além de contribuir para o desenvolvimento humano e local.” Durante o workshop, as participantes aprenderam os fundamentos básicos da modelagem e do uso de maquinários digitais, uma tecnologia que amplia as possibilidades de trabalho e produção. Para algumas delas, como Amanda Raquel, o aprendizado é mais do que técnico: é uma chance de transformar a própria realidade. “Comecei com o intuito de costurar para mim mesma e para meu filho, mas agora vejo que também posso empreender ou trabalhar em fábricas. É uma abertura de visão, que nos dá novas esperanças. Em poucos dias, já aprendemos bastante, e estou ansiosa para as aulas práticas.” O workshop aconteceu no novo espaço da Giral em Feira Nova, cedido pela gestão municipal, e contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito em exercício, o prefeito eleito e vereadores, que puderam conhecer de perto o impacto do projeto. Josivania Maria, uma das participantes que veio da zona rural para assistir as aulas, ressaltou como o projeto impacta positivamente mesmo quem tem pouco tempo disponível devido às responsabilidades do dia a dia. “A Giral transforma vidas e realiza sonhos. Mesmo com a correria de ser dona de casa, mulher do campo e mãe de família, não deixei passar essa oportunidade. Estou muito grata por fazer parte dessa família.” Segundo Jonne, a experiência já deixou marcas significativas: “O sentimento de conclusão dessa primeira etapa é de expectativa para o que está por vir. O que já foi aplicado é apenas o início de um futuro ainda mais promissor.” Assim como a escola de moda, o workshop teve como objetivo introduzir as participantes no universo da costura, abrindo novas perspectivas de futuro. Com iniciativas como essa, a Escola de Moda da Giral reafirma seu compromisso de capacitar pessoas e fortalecer comunidades, promovendo inclusão social e transformação através da educação e do empreendedorismo. Realizada pela Giral, essa ação conta com a parceria do Ministério das Mulheres.
Giral inspira novas gerações para a tecnologia e o saber
O sonho da garotinha Jenifer Isabelly, de apenas 7 anos, é ter as joias do infinito – que são pedras poderosos criadas por entidades cósmicas no filme Os Vingadores – para fazer um único pedido: “Que a Giral seja infinita”. É tudo o que ela pensa quando se refere aos momentos que passa em sala de aula, na unidade da Giral, em Pombos. Onde, no último dia 9, a organização realizou uma emocionante cerimônia de formatura para 80 crianças e adolescentes que concluíram o programa de Letramento Digital, Canva e linguagem IA (Projeto Educação e Tecnologia); Oficinas do Saber, com educação integral: leitura e arte, além das aulas de canto da Oficina de Coral. A iniciativa tem a proposta de empoderar jovens estudantes com habilidades inovadoras, através de uma abordagem interativa e divertida. A estudante Anair Fonseca, de 13 anos, recebeu o certificado do curso de Inteligência Artificial (IA): “Aprendi muitas coisas que estão me ajudando nos meus estudos. Coisas que eu nem fazia ideia de que existiam, inclusive, já baixei aplicativos de IA e uso no meu dia a dia”, revela. Durante o curso, os alunos de Pombos aprenderam conceitos fundamentais de letramento digital, design gráfico com Canva e introdução à linguagem de programação IA. Eles desenvolveram habilidades práticas, criando projetos criativos e interagindo com tecnologias emergentes, além de aulas de reforço escolar e atividades lúdicas. “A dedicação, o apoio das famílias e o entusiasmo de todos eles foram fundamentais para chegarmos até aqui”, ressaltaram as coordenadoras Josiane Araújo e Manuela Gomes. A Giral está presente em Pombos há mais de um ano, com a realização de atividades. O Projeto de Tecnologia, tem o patrocínio do Google Brasil, NTT Data Brasil, Fábrica Carioca de Catalisadores e Movecta. Enquanto a Oficina do Saber – Projeto Educação Integral de Crianças e Adolescentes – conta com o apoio financeiro do Amigo de Valor, do Banco Santander.
Giral realiza culminância em Apoti
Levar projetos para a população de Apoti, na área rural de Glória do Goitá, tornou-se uma das principais metas da Giral. Assim, promoveu no local oportunidades de educação e formação profissional para crianças, adolescentes, jovens e idosos. Uma prova da realização de uma dessas metas da Giral aconteceu no último dia 9, com a culminância dos participantes beneficiados pelo Projeto Educação e Tecnologia e Oficina do Saber. “A turma deste ano foi maravilhosa. É sempre bom abrir um leque de oportunidades que desperta um futuro melhor para todos nós”, disse Adriana Bezerra, responsável pelo Núcleo da Giral em Apoti. Após se reconhecerem no vídeo institucional que conta a história da ONG, os alunos receberam os certificados, tiraram fotos e comemoraram com as famílias. “A Giral é muito importante na minha vida. Eu tinha medo de mexer no computador. Agora, aprendi muita coisa que me ajuda nos trabalhos escolares”, reconheceu a aluna Lanusa Lacerda, 10 anos, ao receber o certificado de Letramento Digital. O barbeiro, Reilton José, de 26 anos, também estava na fila dos que foram agraciados com o certificado de conclusão do curso de Letramento Digital. “Quando eu era criança como essa turminha que está aqui, não tinha essa chance que estamos tendo. Essa é uma oportunidade única para a gente que mora na zona rural”, comemorou. A coordenadora geral de Projetos da Giral, Renata Uchôa, pontou: “O trabalho feito em Apoti é resultado de muitas mãos. Além da dedicação aos temas transversais que foram levados ao debate sobre racismo ambiental, cidadania e a importância do protagonismo social”. Em Apoti, o Projeto de Tecnologia e Educação: Promovendo Cidadania tem o patrocínio do Google Brasil, NTT Data Brasil, Fábrica Carioca de Catalisadores e Movecta. A Oficina do Saber – Projeto Educação Integral de Crianças e Adolescentes – é realizado pela equipe da Giral com o apoio financeiro do Amigo de Valor, do Banco Santander.
Culminância celebra o amor pela pessoa idosa
Um encontro de gerações para celebrar um 2024 marcado por transformação de vida. Assim aconteceu com a culminância de dois projetos pioneiros da Giral esse ano: O Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem. A solenidade aconteceu no último dia 11, reunindo 140 idosos, cheios de novas experiências para contar às famílias. Para os aposentados, José Antônio Pereira, 67 anos e Olívia Martins Pereira, 68, o Projeto Vida Feliz mexeu com a rotina do casal. Antes, viviam sem ter o que fazer em casa. Hoje, ambos se divertem participando das oficinas de artesanato, pintura, caminhadas ao ar livre, hidroginástica e passeios de intercâmbios promovidos pela Giral. “Além de ter aprendido um bocado de coisas, a gente é muito feliz”, destaca dona Olívia. A história de superação da viúva Alzira Andrelina da Silva, de 69 anos, é mais um exemplo do Projeto Sonhos Não Envelhecem. O marido dela morreu há cinco meses e, apesar de ter nove filhos, a ex-agricultora. “A melhor coisa que fiz foi entrar na Giral e daqui não saio nunca mais”, reconhece, enquanto aguardava receber seu certificado. Os alunos do Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem estão na faixa etária de 55 a 84 anos. Antes, enfrentavam desafios como solidão, depressão e tempo ocioso. Durante o curso, superaram barreiras e desafios, descobrindo novas habilidades como corte e costura, leitura criativa, alfabetização, letramento digital, danças culturais e até relembraram brincadeiras da infância. “Essa jornada transformadora permitiu que os participantes superassem limitações e encontrassem propósito. Muitos relataram melhorias significativas em sua autoestima, protagonismo, saúde mental e qualidade de vida na longevidade”, disse Robervânia Costa, coordenadora de ambos os projetos. O Projeto Vida Feliz tem patrocínio do BB Seguros, BTG Pactual e Perfect Automotive. Já o Projeto Sonhos Não Envelhecem tem o patrocínio da Volkswagen Financial Services, AstraZeneca, Instituto Ultra, Alura, Movecta e Cia Müller.
Nossa Orquestra se encontra com a Agroecologia na UFRPE
A Orquestra Meninas e Meninos da Alegria da Giral apresentou-se na abertura do 2º Congresso Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. O evento aconteceu no último dia 11, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Durante três dias, o Congresso reuniu mais de 700 pessoas, entre acadêmicos, estudantes, representantes de movimentos sociais do campo e da cidade, além de povos indígenas. “É a primeira vez que vejo a orquestra. É fantástica. Muita linda a apresentação dessas crianças e adolescentes”, reagiu a professora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UFRPE, Ana Maria Dubeux. Para o professor no Campus da Universidade da Bahia (Uneb) em Juazeiro, Alexandre Lopo, a experiência da ONG Giral com a música clássica demonstra que a arte não tem fronteiras: “Foi tudo lindíssimo. O trabalho realizado com essas crianças mostra que todos nós somos capazes de desenvolver talentos”, ressaltou. Ao longo de sua 1ª turnê, a Orquestra de Câmara da Giral realizou 12 apresentações em diversas cidades pernambucanas, levando música clássica e popular para mais de 5.000 pessoas. Essa iniciativa cultural promoveu a inclusão e o acesso à arte, fortalecendo a cena musical de Pernambuco. O encerramento da turnê – que recebeu o título de Aruana: Uma Vida em Canção – aconteceu nesta sexta-feira (13), no Museu do Estado de Pernambuco. Antes do espetáculo, as crianças e adolescentes foram convidados a conhecerem as obras expostas no museu e ter acesso à história de formação do povo pernambucano. O projeto Meninas e Meninos da Alegria é mantido há mais de dois anos pela Giral, com o patrocínio do BB Seguros.