Dois jovens da Giral na Jala: Universidade da Califórnia

“O processo de seleção foi muito intenso, mas superei todos os desafios e hoje posso dizer que tenho um sonho realizado”. Assim reagiu o adolescente, Victor Eduardo dos Santos Rufino, de 17 anos, morador de Glória do Goitá, quando recebeu a notícia de que foi aprovado no curso de Engenharia de Software na Jala University, na Califórnia, Estados Unidos. Victor Eduardo foi um dos 40 alunos matriculados no Curso de Python que integra o Projeto de Educação e Tecnologia da Giral. “As aulas ao vivo durante quatro semanas seguidas requerem disposição e muita força de vontade. Se eu estou feliz, meus pais estão muito mais”, enfatiza o adolescente, que está encerrando o 3º ano do Ensino Médio. Além dele, o ex-aluno e agora monitor da Giral, Alisson Santana, também garantiu vaga na Jala. A iniciativa da Giral de participar do processo seletivo à Jala University surgiu a partir da experiência dele, que está entrando no 3º Período da universidade americana. “Para ser aprovado na Jala é preciso apresentar um projeto de Python. Então, montamos uma grade de aulas de Python para preparar os jovens e eles terem mais chances de admissão”, destaca Alisson Santana. Para o monitor, a aprovação de Victor é reflexo da estrutura do ambiente de aulas de tecnologia mantida pela Giral. A Giral está formando mais duas turmas do curso teórico e prático de Introdução à Programação com a Linguagem Python preparatórias para a Jala. As aulas começaram na quarta-feira (dia 4) e seguem até o dia 14 de dezembro. A Jala é uma universidade latino-americana que surgiu em 2021, com o propósito de impulsionar a indústria de software na América Latina e contribuir com o desenvolvimento da propriedade intelectual através da formação e capacitação de jovens na área de tecnologia. A graduação acontece em 4 anos por meio do EAD (Educação à Distância, com tecnologia da informação e comunicação que conecta alunos e professores). A universidade oferece bolsa de estudos 100% integral, com treinamento completo em um ambiente internacional e ainda a opção de emprego no exterior quando o aluno termina o curso. As vantagens de estudar na universidade americana vão além da graduação. A bolsa integral pode chegar a 60 mil dólares durante seis anos ou 40 mil dólares, caso o aluno conclua o curso em quatro anos. A Jala também fornece um notebook de última geração para auxiliar no EAD. O monitor da ONG Giral diz ter planos para seu futuro: “Apesar da oportunidade de trabalhar no exterior, não pretendo sair do Brasil. A Jala University incentiva a permanência no país de origem para que a gente possa contribuir com o desenvolvimento da economia local”, planeja Alisson Santana.

Projeto Vínculos Solidários reúne comunidades para culminância

O Projeto Vínculos Solidários encerrou o ano letivo de 2024, beneficiando 570 crianças e adolescentes de 19 comunidades. Esses dados foram apresentados no Seminário de Culminância da iniciativa, realizado no último dia 3, na sede da Giral. Diversas comunidades estavam representadas no evento e demonstraram como são receptivos à equipe e o quanto essas ações têm transformado a rotina nas áreas rurais de Glória. Vínculos Solidários chega às áreas mais carentes do município com oficinas de arte, educação ambiental, rodas de debates sobre saúde mental, alimentação saudável e temas transversais que vão desde a prevenção ao abuso sexual infantojuvenil, ao trabalho infantil e os impactos negativos do racismo ambiental. “Valorizamos as vivências e histórias das pessoas. Sem essa contribuição, não teríamos alcançado sucesso”, resumiu Leandro Moura, coordenador do projeto. O projeto é desenvolvido em parceria com escolas públicas, comunidades locais e voluntários, fortalecendo a rede de apoio e promoção da cidadania. Os participantes desenvolveram habilidades essenciais para a vida, como autoestima, resiliência e habilidades sociais. O Vínculos Solidários tem o apoio da ONG internacional ActionAid, presente em 43 países, atuando em defesa da justiça social, equidade de gênero e étnico-racial e pelo fim da pobreza. Assim como a ActionAid, a Giral empenha esforços para ajudar e proteger pessoas que vivem em situação vulnerável e de exclusão social.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: