Sementes de Mudança Culminância expõe legados do Projeto Educação Sustentável
![](https://giral.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Sementes-de-Mudanca-Culminancia-expoe-legados-do-Projeto-Educacao-Sustentavel-1024x682.jpeg)
No dia 3, a Giral celebrou a culminância do Projeto Educação Sustentável: Criança e Cidadania. Uma iniciativa inovadora que promove segurança alimentar e sustentabilidade em 12 escolas públicas de Glória do Goitá, Recife e Região Metropolitana. São pelo menos 1.559 crianças e adolescentes beneficiados através de hortas pedagógicas – um dos pilares do projeto – com acesso a aulas interdisciplinares adaptadas aos conhecimentos científicos, ambientais, nutricionais e sociais. A cerimônia de encerramento do Educação Sustentável contou com a presença de gestores e professores das escolas parceiras, além de alguns alunos representando as turmas atendidas pelo projeto. Entre eles, estava o estudante David Luan de Santana Santos, de apenas 8 anos, morador do Distrito de Apoti, em Glória do Goitá. O menino foi homenageado pela iniciativa de cultivar a própria horta no quintal de casa. David estava acompanhado da mãe, Fabiana de Santana, 30 anos, que disse ter aprendido com o filho como cultivar verduras e hortaliças. Com esse incentivo, ambos mudaram os hábitos alimentares da família. Para o educador Luiz Fernando, a participação efetiva dos gestores e professores das escolas são fundamentais ao sucesso do projeto, onde os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre reciclagem, compostagem, conservação de água, alimentação equilibrada na escola e no ambiente familiar, além de participarem de debates sobre direitos humanos, combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, racismo ambiental, os perigos do agrotóxico, a importância da nutrição alimentar para a saúde e bem-estar, entre outros. A cerimônia de culminância contou com a exposição de parte da produção agrícola de algumas escolas e comidas feitas com produtos naturais cultivados nas hortas, além da entrega de certificados. Através dos monitores dos projetos, a Giral reafirmou seu compromisso com a educação sustentável e a formação de cidadãos conscientes das práticas sustentáveis em suas escolas e comunidades. O Projeto Educação Sustentável tem o patrocínio da SulAmérica, Deloitte Brasil, Internacional School e Cia Müller.
Biblioteca Itinerante realiza culminância com exposição artística
![](https://giral.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Biblioteca-Itinerante-realiza-culminancia-com-exposicao-artistica-1024x682.jpeg)
A culminância do Projeto Biblioteca Itinerante – Na Trilha da Leitura, realizada na última terça (3), na sede da Giral, marcou um momento histórico na promoção da leitura e da educação. Durante o ano, a iniciativa envolveu 1.322 crianças e adolescentes, de seis municípios e 16 comunidades, beneficiando principalmente a área rural. O projeto teve um impacto significativo na vida das crianças e adolescentes, que tiveram acesso a obras literárias, participando de atividades lúdicas e interativas. É o caso da estudante Maria Luiza, de 11 anos, aluna da Escola Municipal 19 de Abril, que fica em Aldeia, na cidade de Camaragibe. “A Giral me inspirou a pegar um livro para ler, coisa que geralmente, as crianças não têm essa iniciativa”, revela. Para as vivências, os arte-educadores, Eduardo Batista e Jennifer Amorim, levaram na bagagem, muitos livros, ideias criativas, temáticas sociais e o trabalho apaixonado. Sendo assim, a Biblioteca Itinerante não apenas despertou o interesse pela leitura, mas também fomentou a criatividade, a curiosidade e a reflexão crítica entre os participantes. A solenidade contou com exposição dos trabalhos de desenhos, charges, brinquedos lúdicos, redações e artesanatos produzidos pelos alunos. “Trabalhamos temas importantes como a questão da exploração sexual contra crianças e adolescentes, alimentação saudável, trabalho infantil, gênero e diversidade sob a perspectiva de reflexão sobre esses problemas”, destacou o coordenador da Biblioteca Itinerante, Eduardo Batista. A cerimônia de culminância contou com a presença do fundador da ONG Giral, Everaldo Costa, que em sua fala defendeu, veementemente, a educação como ferramenta de transformação de vidas. “Aqui não tem hierarquia. Somos todos iguais. Todos nós somos educadores. Paulo Freire nos ensina todos os dias que não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”. O legado do Projeto Biblioteca Itinerante transcende a simples distribuição de livros; representa uma semente plantada na mente das futuras gerações, inspirando-as a sonhar, aprender e crescer. O projeto da Giral conta com o apoio do Programa Criança Esperança, uma iniciativa da TV Globo em parceria com a Unesco.