CEDCA-PE comemora 34 anos de muita luta e trabalho

A Giral marcou presença na comemoração dos 34 anos do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE), realizada na última quinta-feira (24). O evento reuniu autoridades como a vice-governadora Priscila Krause, o Secretário de Assistência Social Carlos Braga e o Secretário Executivo de Criança e Juventude Pedro Ribeiro, além de representantes da sociedade civil e diversas instituições. O CEDCA/PE, vinculado ao Gabinete da Governadora, é um dos primeiros conselhos do país voltados à formulação e fiscalização de políticas públicas de proteção infantil. Composto por 14 membros, divididos entre representantes da sociedade civil e do governo, o conselho tem como missão garantir que essas políticas sejam implementadas com eficácia e impacto social. Leandro Moura, atual presidente do CEDCA e integrante da Giral, destacou a ideia da celebração deste ano: “Decidimos comemorar de uma forma diferente, convidando não só profissionais da área, mas também as crianças e adolescentes das instituições. Foi um momento de troca e aprendizado, que entrelaçou ainda mais as políticas públicas com aqueles para quem elas são voltadas.” Entre as ações do evento, a Giral foi responsável por uma oficina de pintura em tela, ministrada pelo nosso educador Wemison Araújo. “Foi uma oportunidade enriquecedora de promover um intercâmbio entre crianças de diferentes instituições”, afirmou Wemison. “Durante a oficina, cada criança pôde interagir, colorir e criar suas próprias ilustrações, vivenciando uma experiência que muitos nunca tiveram.” Stefany do Nascimento, aluna da Giral de 14 anos, também compartilhou sua experiência: “Foi incrível poder interagir com tantas pessoas diferentes e participar de uma roda cultural com música e dança. Ajudar na oficina e superar minha timidez foi um desafio que consegui vencer.” O aniversário foi do CEDCA, mas o verdadeiro presente foi das crianças que participaram ativamente do evento e das oficinas. A Giral se sente orgulhosa de integrar o Conselho e reafirma o compromisso com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Curso de Engajamento Digital conecta idosos ao mundo virtual

A ideia de que a tecnologia é algo distante para as pessoas idosas vem sendo desconstruída a partir das ações e projetos com a pessoa idosa, na Giral. O curso de Engajamento Digital, oferecido através da nossa Escola de Tecnologia, mostra que não há idade para aprender e se adaptar ao mundo digital. Focado em apresentar as ferramentas e práticas cotidianas das redes sociais, o curso tem introduzido os participantes no universo das redes sociais, capacitando-os para criar, interagir e compartilhar seus momentos. Na última aula, por exemplo, os alunos aprenderam a usar as funcionalidades do instagram. “Essa semana aprendemos a mandar mensagem, colocar e tirar fotos. Então, isso é ótimo para a gente”, diz Ana Maria, uma das participantes da oficina. Esses passos, simples para os mais jovens, são conquistas significativas para quem cresceu em um tempo onde chamadas de vídeo eram coisas de ficção científica. As oficinas de Engajamento Digital vão além do uso das redes sociais. Elas têm sido ferramentas de inclusão, ampliando o contato dos idosos com a família, amigos e o mundo. Ana Maria relata também como o contato com outras das participantes têm ensinado para além da informática em si. “Aprendi também a lidar com as diferenças das pessoas e também continuo fazendo várias amizades”, afirma. O curso é um exemplo de como a tecnologia pode ser adaptada para todas as idades, promovendo o acesso à informação, o desenvolvimento pessoal e novas formas de lazer. Segundo Manuela Emielia, uma das educadoras do Projeto, o objetivo é que os participantes possam não só aprender as técnicas, mas se sintam cada vez mais confiantes em explorar o potencial das redes sociais e ferramentas digitais, como uma forma de manter-se conectados e ativos. Proporcionando autonomia para esses sujeitos, a internet deixou de ser um território desconhecido e passou a ser um novo espaço de interação e diversão. Essa iniciativa reforça o papel transformador da educação digital, derrubando barreiras e aproximando gerações. O projeto é financiado pelo Google, NTT DATA Brasil, Fábrica Carioca de Catalisadores e Movecta.

Curso de Marketing Digital – Anúncios que Vendem capacita empreendedores para o mercado online

Nesta sexta-feira (25), aconteceu o encerramento do curso Marketing Digital – Anúncios que Vendem, promovido pela Escola de Tecnologia da Giral. Voltado para empreendedores e pequenos negócios, o curso oferece capacitação para comercialização online, abordando desde técnicas de venda até a construção de anúncios eficazes para redes sociais. Ao fim da formação, os participantes foram desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos em um concurso de anúncios, realizado em grupos, que culminou na entrega de certificados e premiações nesta última etapa. Durante o evento de encerramento, o educador Alexandre Constantino reforçou a importância da educação no desenvolvimento pessoal e profissional. Enfatizando o conhecimento e a persistência, Alexandre elogiou os alunos que concluíram o curso: “persistindo vocês chegam lá!” Entre os participantes, a aluna Maria de Fátima agradeceu a Giral pela oportunidade e ressaltou a relevância da experiência: “Foi muito bom, porque agora eu sei como fazer e vou colocar em prática. Cursos desse tipo são muito caros, se a gente fosse colocar na ponta do lápis veríamos que não conseguiríamos pagar”. Já Lucicleide Maria destacou como a formação ampliou sua visão: “O conhecimento que ele trouxe abriu minha mente.” Segundo ela, a cada aula percebia como os empreendedores e empreendimentos da cidade poderiam se beneficiar a partir daqueles conteúdos. A iniciativa realizada pela Giral conta com o patrocínio do Google, NTT DATA Brasil, Fábrica Carioca de Catalisadores e Movecta, empresas que acreditam e têm compromisso com a capacitação e a inclusão digital.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: