Pessoas idosas produzem suas modas
![](https://giral.org.br/wp-content/uploads/2024/05/Pessoas-idosas-produzem-suas-modas-1024x682.jpeg)
As oficinas de corte e costura do Projeto Sonhos não Envelhecem, tem trazido novas perspectivas para suas participantes. “Quero aprender aqui pra poder cortar minhas próprias roupas”, diz entusiasmada Dona Maria Lúcia, de 63 anos. Assim como ela, suas colegas estavam bem entusiasmadas com a aula sobre modelagem de peças de roupas. Com foco na terceira idade, o projeto tem como objetivo a promoção do direito à vida e ao envelhecimento ativo. E nas oficinas de corte e costura, tem trabalhado, além da coordenação motora, a sociabilidade, os desejos e sonhos dos participantes. O resgate da autoestima e o convívio com pessoas da mesma idade e com visões de mundo parecidas, são alguns dos benefícios das oficinas. O que vai além do aprendizado de uma nova habilidade, como aponta o costureiro e educador Jonne Cleibson. “E algumas ainda têm o desejo de empreender e como eu sempre digo: pra quem costura não tem idade”, aponta o educador. Cada agulha, cada linha e cada ponto dado, tem contribuído na costura da colcha desses sonhos que não tem idade para serem realizados. Afinal, sonhos não envelhecem! O projeto tem patrocínio da Volkswagen, AstraZeneca, Movecta e Cia Müller.
5º Seminário Regional de Empreendedorismo discute sonhos de jovens rurais
![](https://giral.org.br/wp-content/uploads/2024/05/5o-Seminario-Regional-de-Empreendedorismo-discute-sonhos-de-jovens-rurais-1024x682.jpeg)
O 5º Seminário Territorial em Empreendedorismo marcou o mês de abril da Giral. Ele reuniu cerca de 160 jovens empreendedores de Glória do Goitá, Lagoa do Itaenga, Pombos e Feira Nova, na sede da organização, para discutir sobre sonhos. No momento, Leidejane Santos, egressa do programa, e proprietária da Decorart Festas – especializada em produtos para decoração de festas infantis, falou sobre sua experiência na participação do projeto. “A Giral foi um divisor de águas em minha vida. Me fez ser uma empreendedora organizada, focada, determinada. Foi um avanço muito grande de onde a Giral me encontrou para onde estou agora”, revelou, servindo de exemplo aos novos alunos. O convite da jovem empreendedora de 31 anos, casada, mãe de dois filhos, partiu de Isabela Carvalho, coordenadora do programa da Giral. Antes, ela fez uma retrospectiva do que aconteceu com os 160 adolescentes e jovens que em 2023, participaram do curso em oito turmas distribuídas em quatro cidades: Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Pombos. “O que mais me impulsiona no programa é justamente presenciar a superação de pessoas que antes não tinham oportunidades e nem perspectivas, mas agora têm direitos de realizarem sonhos”, disse emocionada. O curso começou em março passado e oferece até dezembro aulas de segunda a sexta de empreendedorismo e protagonismo; educação ambiental; inovação e tecnologias alternativas; educação financeira; administração; marketing e comunicação; liderança e protagonismo, cultura e desenvolvimento; técnicas de vendas e elaboração do projeto que leva o aluno a se candidatar a um bolsa concedida pelo Fundo Sementes da Giral. O Seminário Territorial propôs às turmas de cada município que apresentassem a aprendizagem do 1º Módulo: Empreendedorismo, Liderança e Protagonismo. A criatividade marcou as apresentações das turmas de cada cidade, destacando-se por tutoriais sobre os temas através de jogral, literatura de cordel, xilografia e até paródia. O encontro foi encerrado pelo professor de tecnologia e marketing da Giral, Alexandre Constantino, que usou o tema “Empreendedorismo é um caminho para o sucesso. A palestra ficou em possibilidades e probabilidades de que cada um precisa acreditar em si mesmo e transformar o seu sonho em negócio. O Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores é patrocinado pelo BTG Pactual, TOO Seguros, Daniel Advogados Associados, Perfect Automotive e Inter-American Foundation (IAF).