Dados apontam resultados animadores das formações da Giral em 2023

Mais uma vez a Giral conseguiu conquistar altos indicadores de impactos como resultados dos cursos de arte, teatro, dança, balé, informática, agricultura sustentável e empreendimento. O resultado desse trabalho está editado no sistema de avaliação respondido pelo público participante. A maioria dos assistidos é meninas/mulheres (62,7%). No quesito motivação, 92,8% responderam que “participam porque realmente gostam” e 94,9% responderam que as oficinas oferecidas são “muito boas”. Sobre acolhimento, 91,6% responderam que “se sentem acolhidos pelos educadores”. Sem falar que 77,3% gostam demais da alimentação oferecida na cantina e a maioria aprova o kit pedagógico (mochila, caderno, lápis, garrafa d´água, fardamento), figurinos de arte, teatro, balé, música e instrumentos musicais da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria. Quanto ao aspecto social, o questionário delineou um cenário da instituição com uma leitura relevante já revelada nos diversos seminários e encontros realizados esse ano. Ou seja, 95,7% responderam que a Giral garante acesso a direitos sociais e oportunidades para todas as pessoas e quase o mesmo percentual (97,3%) confessa estar animado para realizar seus sonhos e projetos pessoais. A maioria ainda destacou que as oficinas e cursos ajudaram a melhorar a comunicação, a autoconfiança, a leitura, a escrita, e principalmente a se expressar melhor em seus relacionamentos com família e os amigos.

Gincanas de Empreendedorismo Social nas Escolas

Em dezembro, a Giral realizou três gincanas de empreendedorismo social em três escolas públicas de Glória do Goitá e Ipojuca. Os eventos marcaram o encerramento de ciclos formativos sobre projetos, liderança, protagonismo e comunicação com foco em ações que contribuem com o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS/Agenda 2030) na escola. A iniciativa capacitou 400 estudantes do ensino fundamental e médio em Ipojuca (Mario Júlio e Glória do Goitá (Barros Guimarães e Paroquial). Além das capacitações, os estudantes foram desafiados para, em grupos, desenvolverem projetos de intervenção em suas escolas, com a finalidade de melhorar o ambiente escolar. As três melhores iniciativas, sendo uma em cada escola participante, foi premiada. “Nós orientamos e apoiamos, financeiramente, o desenvolvimento das ideias de projeto dos estudantes. Eles realizaram sete intervenções nas escolas. As iniciativas deixaram as escolas com ambientes mais agradáveis e sensíveis à educação, à leitura, à recreação”, comenta Isabela Carvalho, coordenadora do Projeto. O projeto realizado pela Giral, tem patrocínio do BTG Pactual, Crescera Capital, Local Frio, Nubank, Telefônica Brasil e da Interamerican Foudation (IAF).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: