Dados apontam resultados animadores das formações da Giral em 2023
![](https://giral.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Dados-apontam-resultados-animadores-das-formacoes-da-Giral-em-2023-1024x682.jpeg)
Mais uma vez a Giral conseguiu conquistar altos indicadores de impactos como resultados dos cursos de arte, teatro, dança, balé, informática, agricultura sustentável e empreendimento. O resultado desse trabalho está editado no sistema de avaliação respondido pelo público participante. A maioria dos assistidos é meninas/mulheres (62,7%). No quesito motivação, 92,8% responderam que “participam porque realmente gostam” e 94,9% responderam que as oficinas oferecidas são “muito boas”. Sobre acolhimento, 91,6% responderam que “se sentem acolhidos pelos educadores”. Sem falar que 77,3% gostam demais da alimentação oferecida na cantina e a maioria aprova o kit pedagógico (mochila, caderno, lápis, garrafa d´água, fardamento), figurinos de arte, teatro, balé, música e instrumentos musicais da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria. Quanto ao aspecto social, o questionário delineou um cenário da instituição com uma leitura relevante já revelada nos diversos seminários e encontros realizados esse ano. Ou seja, 95,7% responderam que a Giral garante acesso a direitos sociais e oportunidades para todas as pessoas e quase o mesmo percentual (97,3%) confessa estar animado para realizar seus sonhos e projetos pessoais. A maioria ainda destacou que as oficinas e cursos ajudaram a melhorar a comunicação, a autoconfiança, a leitura, a escrita, e principalmente a se expressar melhor em seus relacionamentos com família e os amigos.
Gincanas de Empreendedorismo Social nas Escolas
![](https://giral.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Gincanas-de-Empreendedorismo-Social-nas-Escolas-1024x682.jpeg)
Em dezembro, a Giral realizou três gincanas de empreendedorismo social em três escolas públicas de Glória do Goitá e Ipojuca. Os eventos marcaram o encerramento de ciclos formativos sobre projetos, liderança, protagonismo e comunicação com foco em ações que contribuem com o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS/Agenda 2030) na escola. A iniciativa capacitou 400 estudantes do ensino fundamental e médio em Ipojuca (Mario Júlio e Glória do Goitá (Barros Guimarães e Paroquial). Além das capacitações, os estudantes foram desafiados para, em grupos, desenvolverem projetos de intervenção em suas escolas, com a finalidade de melhorar o ambiente escolar. As três melhores iniciativas, sendo uma em cada escola participante, foi premiada. “Nós orientamos e apoiamos, financeiramente, o desenvolvimento das ideias de projeto dos estudantes. Eles realizaram sete intervenções nas escolas. As iniciativas deixaram as escolas com ambientes mais agradáveis e sensíveis à educação, à leitura, à recreação”, comenta Isabela Carvalho, coordenadora do Projeto. O projeto realizado pela Giral, tem patrocínio do BTG Pactual, Crescera Capital, Local Frio, Nubank, Telefônica Brasil e da Interamerican Foudation (IAF).