Orquestra de música encanta estudantes

Música é arte e causa impacto no desenvolvimento humano e na educação. Por isso, a Giral tem investido na formação de música para crianças e adolescentes. Dessa forma, a instituição fez parceria com a Escola de Referência Padre Nicolau Pimentel, de Feira Nova, Pernambuco, onde realizou uma linda apresentação da Orquestra Filarmônica Meninas e Meninos da Alegria, para professores, crianças e famílias. No momento, os jovens puderam mostrar os frutos das oficinas de música desenvolvidas na instituição. Para Cleonice Rodrigues, coordenadora do projeto Meninas e Meninas da Alegria, a apresentação foi enriquecedora. “Fazer o primeiro intercâmbio fora de Glória do Goitá foi bem motivador para as nossas crianças que vêm se dedicando às aulas”, comenta. Na Giral, a música é abordada de forma inclusiva e transformadora. “A orquestra é um espaço muito importante para socializar as crianças e adolescentes. Esse trabalho que a Giral exerce com as escolas é uma ponte muito necessária. Ela leva os estudantes para além dos muros da escola”, relata, encantado, o professor Severino Martins. A apresentação dos jovens da Giral chamou atenção das famílias que estavam presentes. “Eu gostei bastante, é um caminho a ser seguido pelas crianças e adolescentes que, muitas vezes, não têm tantas oportunidades”, socializa Elizionete de Paula, mãe e dona de casa. A instituição desenvolve as oficinas de música de maneira educacional e social, e isso desperta o olhar de muitas outras crianças. “Eu achei o trabalho do pessoal da Giral lindo e até me deu vontade de participar também, porque eu adoro música”, evidencia a estudante, Anne Izabelly. O gestor da Escola Padre Nicolau Pimentel, José Edson, achou muito importante a parceria com a Giral e ficou entusiasmado para participar de outros intercâmbios. “O trabalho da instituição chamou a nossa atenção e vemos o quanto é gratificante o que eles fazem na cidade de Glória do Goitá e nas cidades vizinhas. Vamos organizar outros momentos como esse”, disse.

Balé favorece o desenvolvimento de crianças

O balé clássico da Giral tem contribuído com o desenvolvimento de 70 crianças e adolescentes de Glória do Goitá. Nas aulas, elas melhoram as habilidades motoras, a coordenação e o equilíbrio dos movimentos corporais e estimulam a criatividade e a imaginação. Para a professora e bailarina, Katarina Justino, através dos exercícios de base, as crianças conhecem melhor seus corpos. “A gente trabalha alongamentos, coordenação motora e exercícios de força para elas desenvolverem o abdômen e a força muscular. A partir daí a gente expande a técnica, gradativamente, porque elas precisam ter autoconsciência corporal”, explica. No curso, as pequenas bailarinas vivenciam no balé, o trabalho em equipe, a prática da disciplina e a perseverança aos objetivos. As aulas são bem movimentadas, com músicas animadas e muita concentração. Para Lorrayne, de 10 anos, os momentos também servem para construção de novas amizades. “Fiz várias amigas e também aprendo muitas coisas, como salto e giro”, disse. Sobre a convivência com as outras crianças e a professora, Lorrayne diz que tudo é perfeito e que se diverte muito. “As meninas são legais e a tia Katarina também, eu gosto muito dela”, comenta, com um lindo sorriso. A Giral realiza as oficinas de forma saudável e respeitando os limites das crianças. A instituição sabe que é preciso encontrar um equilíbrio entre a prática da dança e a diversão, para que as crianças possam desfrutar, plenamente, dos benefícios do balé, sem se sentirem sobrecarregadas ou pressionadas. A oficina faz parte do Projeto Vivências Inclusivas e conta com o patrocínio do Nubank.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: