Giral é certificada com o Selo Cultura Viva

O selo Cultura Viva foi concedido à GIRAL, reconhecendo-a, formalmente, como organização Cultural – Ponto de Cultura – integrante da Rede Cultura Viva de Pernambuco. O selo foi atribuído pelo governo do estado, no âmbito do Mapa Cultural de Pernambuco, em 23/11/2020 e tem validade de dois anos, conforme determina o art. 8º da Instrução Normativa nº 8, de 11 de maio de 2016. Desde 2007, a Giral realiza ações de formação e produção cultural, valorizando registros audiovisuais dos potenciais culturais da zona da mata pernambucana. Entre as ações culturais realizadas, em parceria com a Fundação de Cultura de Pernambuco, quando foi aprovada como Ponto de Cultura, e desenvolveu o Projeto Seu Zé, com formação de jovens produtores de vídeos.

Giral apresenta espetáculo na 23ª edição da Mostra de Teatro da Vitória

“Uma história e mil olhares” foi a selecionada de 2020 e conta a história do menino Francisco e suas descobertas Em formato reduzido este ano, por causa da pandemia de covid-19, acontece, até o dia 29 de novembro, a 23ª edição da Mostra de Teatro da Vitória (Mostev). Novamente, o grupo de teatro Girart, da ONG Giral, foi selecionado e apresenta o espetáculo “Uma história e mil olhares”. A encenação acontece na próxima quinta-feira (26), às 20h, no teatro Silogeu, em Vitória de Santo Antão. A entrada custa R$ 5 e a programação respeita todas as normas de segurança sanitária. Em cena, as adolescentes Jaiane Lima, Jayanne Silva e Vitória Lemos contam a história de Francisco, um menino sonhador que busca encontrar a felicidade. Na narrativa, o garoto encontra pessoas fantásticas e tem contato com muitas histórias de vida, descobrindo que dificuldades e desafios fazem parte do processo de toda e qualquer conquista. “É de muito orgulho para nós incentivar o desenvolvimento dos nossos educandos através do teatro, uma das bases do nosso trabalho”, diz o presidente do Giral, Leonildo Moura. “Uma história e mil olhares” tem direção de Jailson Santana e Robervânia Costa, e foi selecionada para a programação, concorrendo com trabalhos de toda região. Esta é a terceira vez que o Girart participa da Mostra. Em 2019, o grupo venceu a categoria de melhor cenário infantil. Em 2018, o aluno do Giral, Derick Silva, recebeu o prêmio de ator revelação infantil. Sobre a MostevA Mostra de Teatro da Vitória é o maior movimento de teatro e dança do município de Vitória de Santo Antão. Este ano, homenageia o multiartista e produtor cultural Cleiton Santiago. Formado em dança pela UFPE, é pós-graduado em Gestão Cultural pela UFBA, fundador e diretor do Pirilampos Produções e Entretenimento. Sobre o GiralFundado há 13 anos, o Giral – Desenvolvimento Humano e Local é o maior mobilizador social do município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, usando leitura, escrita, pintura e teatro para oferecer caminhos diversos a crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos. Uma jornada que já ofereceu bons resultados à sociedade, missão de todos os funcionários, parceiros e voluntários. SERVIÇO23ª Mostra de Teatro da Vitória (Mostev), no Teatro SilogeuRua João Fernandes Vieira, 200 – Matriz, Vitória de Santo Antão.Confira programação em @mostevfestivalIngressos: R$ 5, com vendas antecipadas: (81) 98698-9134/ 98437-9182. Para vendas nos cartões de crédito ou débito: (81) 98183-294

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: