Vencedores do Prêmio Graça Beltrão

A Giral divulgou no último dia 13, durante a inauguração da biblioteca, os vencedores de todas as categorias do Prêmio Professora Graça Beltrão. Confira a relação: Categoria desenho (6 a 9 anos): 1° lugar: Miguel Ruan Santana Ferreira (aluno artes Giral) 2° lugar: Karl Max Alves de Santana (Escola Municipal Santa Rita) 3° lugar: Maria Carolina Anastácio Xavier (Escola Municipal Maria Elzanira) Categoria produção textual (10 e 11 anos) 1° lugar: Evelin Teixeira da Silva Luz (aluna artes Giral) 2° lugar: Maria Gabriele de Santana Nascimento (Escola Municipal Djalma Paes) 3° lugar: Gabryelly Beatriz dos Santos (Escola Municipal Djalma Paes) Categoria Fotografia (12 a 17 anos) 1° lugar: Isabella de Lima Ramos (Escola Municipal Djalma Paes) 2° lugar: Maria Vitória da Conceição de Lemos (Escola Municipal Santa Rita) 3° lugar: Mateus dos Santos Ferreira (Erem Professor Barros Guimarães) Categoria Professor – Relato de experiência 1° lugar: Adriano Alves Barreto (Escola Municipal Fernanda Paes) 2° lugar: Rafaela Bezerra da Silva (Escola Municipal Rosa Beltrão) 3° lugar: Lídia Karine de Barros Paixão (Escola Municipal Joaquim Coutinho) Durante a semana, todos os vencedores receberam suas premiações: smartphones para os 1º colocados, de todas as categorias e kits educativos pedagógicos para as demais classificações.As comissões julgadoras foram formadas por profissionais capacitados e experientes nas respectivas áreas avaliadas. Conheça os avaliadores: Valéria Nepomuceno: UFPE Pollyanna Quadros: Rede de Educação Estadual da Paraíba Diego Gouveia: UFPE Fábio André: Galpão das Artes Josiane Lima: Rede de Educação Estadual de Pernambuco Shamara Paz: Rede de Educação Municipal: Jaboatão e Vitória de Santo Antão Kety Marinho: UNICAP Márcio Ribeiro: Sistema Jornal do Commércio de Comunicação.

Jovens e educadores levam literatura para crianças do campo

Glória do Goitá, 11 de outubro de 2020. 5h da manhã. A cidade dormia, mas um grupo de jovens estava cedinho nas ruas. Com suas bikes, representantes do Goitá Bike Team e da GIRAL, preparavam-se para mais um pedal. Desta vez, especial e diferente, denominado – trilha da literatura. Um evento em comemoração ao dia das crianças. Nas mochilas, além dos doces e brinquedos, levavam livros.Não conversavam sobre a importância da quilometragem percorrida, mas dos aprendizados, das leituras e das alegrias do momento. A adrenalina do ciclismo dava lugar ao conhecimento e os jovens voluntários doaram presentes, livros, doces e momentos prazerosos de leitura e animação para crianças rurais de Glória do Goitá. Foram instantes, verdadeiramente, mágicos que tomaram conta dos corações dos ciclistas.Para o coordenador do Grupo Goitá Bike, Thomaz Victor, a ação deixou claro o cuidado, o carinho e a seriedade do grupo com o compromisso social. “Tivemos a oportunidade de participar da primeira trilha da literatura e oferecemos às crianças uma forma inteligente e divertida de brincar. Tornamos não só o dia delas mais felizes, como o dos pais”, socializou Victor.A iniciativa dos jovens foi comemorada pelas crianças e reconhecida pela comunidade. Para a professora Joseane Lima, a vida das crianças e familiares envolvidos pela trilha foi marcada por um momento único de atenção na contação de histórias. “Precisamos povoar o imaginário de nossas crianças. Citando o grande Poeta Castro Alves: oh! Bendito o que semeia, livros à mão cheia, e manda o povo pensar! O livro, caindo n´alma, é germe – que faz a palma, é chuva – que faz o mar”, emocionou-se Lima.A citação de Castro Alves, pela educadora, cai como uma luva para o momento. As leituras vivenciadas com as crianças foram realizadas nos quintais, nos terreiros e nas sombras das árvores. Aqueles espaços nunca mais serão os mesmos. Foram marcados por conhecimentos, sabedorias, compartilhamentos. Componentes que educam. E, onde há educação chega, transforma, cria, modifica. Este foi o propósito da trilha – levar conhecimento e contribuir com a transformação pela educação. E, assim como as bikes, que levam os ciclistas a longos e diferentes percursos, o desejo do grupo é que a educação leve as crianças a caminhos da superação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: