Giral na 1ª semana pernambucana de educadores sociais

No dia 1/9, às 20h, o presidente do Giral, Leonildo Moura, participa da live – conectando saberes – durante a programação da 1ª semana pernambucana de educadoras e educadores sociais, realizada pelo Coletivo de educadoras e educadores sociais de Pernambuco. O evento será mediado por Alana Anselmo e terá a participação da educadora social, Rosana França, do blog da Ana. O debate tem o apoio da Escola de Conselhos de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco e será transmitido, ao vivo, pelo facebook – coletivodeeducadoressociaisdepe.

Você conhece o Estatuto da Pessoa com Deficiência?

O Estatuto da Pessoa com Deficiência é um documento que legaliza os direitos da pessoa com deficiência. Necessário para que as pessoas sejam, de fato, respeitadas em suas necessidades e diversidades. O estatuto é destinado a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Pontuamos aqui, alguns artigos cruciais para a garantia desses direitos.Segundo o art. 27, do estatuto, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.De acordo com o art. 2°, do documento, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições comas demais pessoas.Importante salientar que, segundo o art. 39, os serviços, os programas, os projetos e os benefícios no âmbito da política pública de assistência social à pessoa com deficiência e sua família têm como objetivo a garantia da segurança de renda, da acolhida, da habilitação e da reabilitação, do desenvolvimento da autonomia e da convivência familiar e comunitária, para a promoção do acesso a direitos e da plena participação social.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: