Quem somos

Giral. Uma instituição que acredita nas juventudes para fazer transformação social. Fundado em 17 de outubro de 2007, por um grupo de estudantes universitários, egressos do projeto Aliança com o Adolescente pelo Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local (Giral) tem a missão de Contribuir com o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Meio Ambiente, da Educação e da Tecnologia da Informação e Comunicação.

A história surgiu a partir de um incentivo da Fundação Kellogg em apoiar um projeto de formação de jovens comunicadores para compor um Conjunto Integrado de Projetos na região da bacia do Goitá, formado por diversas iniciativas instituições. A idéia era somar diferentes atores para construção do desenvolvimento sustentável.

Na época, era apenas um grupo de jovens “com muitos sonhos” que assumiram o desafio e executaram o projeto – Agentes de Desenvolvimento da Comunicação que, em dois anos, formou os primeiros 90 jovens comunicadores da região. Nesta época, o Giral ficou sendo incubado pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) com financiamento da Fundação Kellogg, período que foi legalmente, institucionalizado. Nos projetos, os jovens comunicadores, produzem e exibem vídeos, produzem e apresentam programas em rádios comunitárias, elaboram jornais comunitários, realizam pesquisas e ações comunitárias e participam de cursos de informática.

Assim, começou a história do Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local (Giral), uma instituição que é referência na formação de jovens comunicadores, no desenvolvimento de ações comunitárias que democratizem e reconheçam a comunicação como direito humano e contribuam para a inclusão digital em Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Feira Nova, Pombos e região.

No Sentido original da palavra, Giral é um sustentáculo que serve de suporte para realização de tarefas familiares em residências populares, para nós, o nosso Giral também serve como base para formação de jovens e desenvolvimento de ações comunitárias que contribuem para o desenvolvimento sustentável nesta região.

EQUIPE

O Giral é uma instituição formada por uma equipe de pessoas que acreditam na juventude para fazer transformação social. E, como toda organização social sem fins lucrativos, sua base estrutural é composta por uma assembléia, constituída por associados voluntários, como sua instância maior, para aprovação e deliberação de ações, projetos e questões financeiras. Nela, os voluntários assumem diferentes funções, desde a presidência ao conselho fiscal.

Os projetos são executados por uma equipe de educadores sociais, composta por jornalistas, publicitários, administradores e profissionais da informática. Eles dividem-se nas tarefas da coordenação executiva e realização de formação de jovens e tarefas de base comunitária. Trabalhando sempre – Acreditando na juventude, fazendo transformação social.

PARCERIAS

Nossas ações só são possíveis porque temos parcerias com pessoas e instituições, que assim como nós, acreditam nas juventudes para fazer transformação social.