Jovens ADC escrevem sobre inclusão digital

Os jovens comunicadores do projeto ADC encerraram hoje (14) a oficina de comunicação comunitária. Foram quatro encontros de discussões e exercícios que culminaram na produção de um jornal comunitário produzido pelos cursistas e lançado no encerramento da formação. Abaixo, apresentamos uma pequena nota dos jovens Dayana Lemos e Gilson Santos, produzido durante a oficina, sobre inclusão digital.

 INCLUSÃO DIGITAL MUDA ROTINA DE JOVENS

 A Inclusão Digital é um o processo de democratização do acesso às novas tecnologias da informação. E, no município de Pombos existe quatro, dos cerca de 6 mil telecentros do Brasil. No local, jovens recebem formação em Sistema Operacional Linux e um conjunto de Softwares Livres.

Além dos jovens se apoderarem destas ferramentas, eles tem a oportunidade de estagiar e executar palestras, dando continuidade aos conhecimentos adquiridos com a formação. Com estas oportunidades, os jovens se sentem mais valorizados e veem nesse programa uma oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho.

Entretanto, a Inclusão Digital deve ser disseminada por toda a sociedade, permitindo que as pessoas tenham livre acesso de informações e conhecimentos advindos desses mecanismos comunicacionais.

Por Dayana de Lemos e Gilson Santos