Inovação e Tecnologia – Parceria Giral x Produtora Colabor@ativaPE

Produtora Colabor@ativaPE realiza oficina de Produção de Vídeo no Projeto Cultura Daqui

 

A ação é uma realização do Ponto de Cultura GIRAL

Com o objetivo de capacitar jovens para o manuseio de editores de vídeo em Software Livre, o Ponto de Cultura Grupo de Informática e Comunicação Local – GIRAL em parceria com a Produtora Colabor@tivaPE realiza a oficina de Produção de Vídeo – Filmagem e Edição. A capacitação, que iniciou no último sábado (3), faz parte do projeto Cultura Daqui, que forma jovens de 15 a 25 anos de escolas públicas e considerados em situação de vulnerabilidade social, também nos cursos de Fotografia, Criação de Blog’s e Produção de Jornal Comunitário nas cidades de Feira Nova, Lagoa do Itaenga, Pombos e Glória do Goitá. O projeto, que foi contemplado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, acontece todos os sábados, até o mês de maio. 

“Essas oficinas fazem uma discussão sobre a cultura e seu papel social no desenvolvimento local, fazendo um debate sobre os potenciais artísticos destes locais, aliando as práticas do cotidiano com equipamentos de audiovisual”, afirma o coordenador do projeto Paulo Roberto. Ele lembra ainda que o Cultura Daqui também realiza uma pesquisa em cada município participante para identificação de Mestres e movimentos culturais da região. Ao final das oficinas, os alunos realizarão vídeos com alguns destes agentes culturais identificados na pesquisa. 

A Produtora Colabor@tivaPE é representada nesta ação pelos facilitadores e coordenadores do módulo de Filmagem e Edição de Vídeo em Software Livre, Eduardo Lima e Dênis Ramos que usam o editor KDenlive. Para Eduardo “além da formação e qualificação desses jovens editores o objetivo é disseminar o uso de Software Livre, assim como divulgar os princípios colaborativos”. 

Conheça o GIRAL: giral.org.br
Saiba mais sobre a Produtora Colabor@tivaPE: http://www.iteia.org.br/colaborativape