Escola rural recebe curso de produção audiovisual pelo Giral

“Ouvi os sonhos dos adolescentes de áreas rurais e incentivá-los, revigora nossas energias enquanto educadores do Giral”, comenta uma jovem educadora da Instituição, durante a avaliação das atividades realizadas pelo Ponto de Cultura do Giral, na Escola Municipal Rosa Beltrão no Sítio Araçá, Zona Rural de Glória do Goitá.

A pequena escola foi a primeira a receber a caravana de educadores do Giral para o curso de produção de vídeo e reúne crianças e adolescentes de diversas comunidades rurais próximas. São filhos e filhas de agricultores que estão concluindo o ensino fundamental e não tem seus objetivos e sonhos definidos. Muitos nem falam sobre o assunto.

Segundo os depoimentos, eles aprenderam novas palavras e práticas ainda não vivenciadas na comunidade, como a elaboração de roteiro, gravação e edição de vídeos. Depois dos aprendizados, os quinze participantes da oficina resolveram produzir um curta sobre a história e importância da escola para a comunidade. Entrevistaram moradores, antigos funcionários e estudantes. O vídeo está em fase de finalização e a primeira exibição será realizada no evento de comemoração dos 65 anos da escola. Com a finalização da oficina, a caravana de educadores do Ponto de Cultura do Giral partiram para vivenciar a experiência com estudantes de outras escolas.